Nossa história

O MUNICÍPIO DE GRANDES RIOS

População 6.625 habitantes 
Área total 314 km² 


Grandes Rios

Ribeirão Bonito

Flórida do Ivaí

As afamadas terras em que se acham localizado o município de Grandes Rios, pertencia a gleba I, Quinhão VIII da fazenda Ribeiro Bonito Registrada sob escritura Pública pelos senhores José Manoel Fernandes e Guilherme Xavier de Miranda na comarca de Tibagi em 12 de maio de 1856, posteriormente em 26 de agosto de 1892, os herdeiros requereram a divisão judicial da fazenda, cabendo a Manoel Caetano Martins e outros o quinhão VIII da fazenda Ribeirão Bonito.

Em 9 de agosto de 1919 de acordo com uma decisão Judicial proferida pelo Juiz Alberto Macedo Galdo o lote de terras Quinhão VIII, onde hoje se situa os municípios de Rosário do Ivaí, Grandes Rios e Rio Branco do Ivaí, foram declaradas pertencer "a diversos desconhecidos". Em 1921, Roque de Cunto alegou ter adquirido o domínio sobre terras no lugar denominado Ribeirão Bonito, pertencente ao Quinhão VIII. Em 1930, Roque de Cunto junto com Bastos & Filhos e Poyares & Cia pediram à Justiça que os declarasse como os proprietários desconhecidos acima mencionados na decisão.
No fim da década de 40, o comendador Geremias Lunardelli, considerado o fundador do Município, passou a ser dono de todas as terras da região, conhecidas como Gleba Ribeirão bonito. Em 1951 o grupo G. Lunardelli S/A, então criou a Imobiliária Cidade de Grandes Rios e iniciou uma subdivisão em lotes e abrindo estradas, deu início à cidade e, o que posteriormente viria e ser o Município de Grandes Rios, ao município de Grandes Rios. Então, atraídos pelo novo empreendimento e pela riqueza de seu solo, colonos nacionais de diversas procedências, bem como famílias mostraram-se interessados e passaram a desenvolver intensa atividade agropastoril, propiciando crescimento acelerado nessa região.

Finalmente em 30 de julho de 1951 as terras férteis em referência foram adquiridas pelo Sr. Olympio Nogueira Monteiro e sua mulher Irene do Nascimento Monteiro, que para loteá-las e colonizá-las organizaram a imobiliária Cidade de Grandes Rios, que logrou com grande êxito, dando um grande crescimento num ritmo fora do comum a bela e futurosa cidade.

Distrito criado com a denominação de Grandes Rios, pela lei estadual 5161, de 21-06-1965, subordinado ao município de Cândido Abreu. Elevado à categoria de município com a denominação de Grandes Rios, pela lei estadual nº 5514, de 11-02-1967, desmembrado de Cândido de Abreu. Sede no atual distrito de Grandes Rios. Constituído do distrito sede instalado em 14-03-1967.

Pela lei estadual nº 5617, de 21-08-1967, é criado o distrito de Ribeirão Bonito e anexado ao município de Grandes Rios. Em divisão territorial datada de 31-12-1968, o município é constituído de 2 distritos: Rio Branco do Ivaí e Ribeirão Bonito.

Pela lei estadual nº 7106, de 17-11-1979, é criado o distrito de Rosário com terras desmembradas do distrito de Rio Branco e anexado ao município Grandes Rios. Pela lei estadual nº 8399, de 30-10-1986, desmembra do município de Grandes Rios o distrito de Rosário. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1988, o município passa a ser constituído do pelos distritos de Ribeirão Bonito, Flórida do Ivaí e a sede Grandes Rios. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.


SMJ3 INFORMÁTICA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora